Automação Industrial: Conheça a história e a importância em nosso dia a dia

Automação industrial em industria de grande porte.

O homem sempre buscou por alternativas que tornassem o trabalho mais simples e rápido. Esse fato é facilmente percebido com a fabricação de ferramentas pelo homem ainda na idade da pedra.

Com o consumo acelerado da sociedade e a necessidade de processos mais ágeis, a automação industrial surgiu como solução para as empresas.

A evolução da tecnologia e novos conhecimentos possibilitaram o aprimoramento dos processos industriais, onde máquinas substituem o trabalho manual proporcionando a produção em larga escala.

Pensar em uma produção manual de veículos, por exemplo, é completamente inviável com a demanda do mercado atual, onde os consumidores buscam por alta qualidade e entrega rápida.

A automação industrial pode ser definida como a utilização de máquinas, softwares e equipamentos para automatizar processos manuais.

A automação industrial é primordial para gerar redução dos custos de energia e matéria prima, tornar os processos mais ágeis, menos poluentes e oferecer melhores condições de segurança.

Como surgiu a automação industrial?

Para compreender a história da automação industrial, precisamos voltar aos anos 1950. Foi nesse período que começaram a surgir mecanismos que movimentavam automaticamente os materiais.

Com a 1º Revolução Industrial ocorrida no século XVIII, na Inglaterra, começaram a ser utilizados na produção, teares e máquinas a vapor, para que a produção ganhasse mais ritmo.

Com a 2º Revolução Industrial no século XIX, surgiu um novo conceito de automação, devido a utilização da eletricidade no processo produtivo.

Na 3º Revolução, no século XX, a tecnologia avançada dos computadores aliada ao processo produtivo de grande demanda, proporcionou avanços significativos para a indústria.

A 4º Revolução que ocorre atualmente é a chamada “Indústria 4.0”, essa expressão é utilizada para agrupar as tecnologias para automação e troca de dados. A Indústria 4.0 utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem.

A automação industrial em nosso dia a dia

A automação é muito presente em nosso dia a dia, e se pararmos para refletir podemos percebê-la a nossa volta.

Podemos pensar por exemplo no funcionamento do metrô, onde os próprios vagões possuem seus sistemas de automação, como: parar na estação, abrir e fechar portas, etc. Ou ainda nos elevadores e escadas rolantes.

Esses tipos de sistemas geralmente estão interligados à outros processos ainda maiores e são projetados por técnicos de automação e engenheiros.

Essas facilidades só são possíveis graças à automação industrial, que produz e mantém esses sistemas em funcionamento.

Qual a importância da automação para as empresas?

Nos dias de hoje não basta apenas ter um produto e ofertá-lo, é necessário sobretudo ter vantagens competitivas, que tornem o produto diferenciado da concorrência.

A importância da automação industrial para as empresas vem de encontro às necessidades de um mercado, cada vez mais exigente, no que diz respeito à qualidade, e indústrias que precisam de alta capacidade de produção e redução de custos.

A automação industrial possibilita o aumento da produtividade, tendo em vista que as máquinas conseguem produzir com mais velocidade e precisão comparado ao trabalho manual. As máquinas também possibilitam a melhora da qualidade dos produtos, já que executa repetidas funções sem perda de qualidade.

São inúmeros os benefícios da automação industrial para as empresas, alguns deles são:

  1. Redução de custos: a redução de custos com a automação industrial está relacionada ao menor desperdício de materiais e redução de pessoas no processo de produção.
  2. Poder de negociação: a produção em grande escala, menor custo e maior qualidade permite poder de negociação maior para as empresa, com maior clareza sobre prazos de produção e entrega.
  3. Segurança: a segurança dos funcionários também é um dos benefícios da automação, já que possibilita o monitoramento constante do complexo industrial através de alertas e sensores sonoros que avisam qualquer anomalia. Alerta de riscos podem ser emitidos para os funcionários, evitando riscos e fatalidades.

Qual a diferença entre automação industrial e mecatrônica?

Muitas pessoas confundem a automação industrial com a mecatrônica. De fato, as duas áreas estão relacionadas, porém tem significados distintos.

De forma objetiva, a automação industrial atua na elaboração de projetos, execução e sistemas de controle utilizados nos processos industriais. O profissional de automação também é responsável por diagnósticos e levantamento de custos para instalação e manutenção de equipamentos.

Já a mecatrônica tem seu foco voltado para a área técnica. Os profissionais dessa área são responsáveis pela execução da manutenção dos equipamentos utilizados na automação industrial, como por exemplo, sensores, máquinas e robôs.

Como a automação industrial vem sendo implantada no Brasil?

Que a automação industrial é de suma importância nós já sabemos, mas como esse conceito vem sendo implantado no Brasil?

De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), em sua mais recente pesquisa, a automação industrial no Brasil têm sido aplicada com foco nas soluções para o desenvolvimento da indústria e seus modelos de negócios.

Vamos aos números:

  • 27% das indústrias utilizam automação com sensores, muito usadas em indústrias em todo o mundo.
  • 11% das indústrias utilizam a automação digital sem sensores, ou seja, que utiliza de sistemas e terminais para aplicações de controle da produção.
  • 7% usam supervisórios e plataformas MES.
  • 8% utilizam automação com sensores para identificar produtos, condições operacionais e criação de linhas flexíveis.
  • 19% das indústrias usam sistemas integrados de engenharia para manufatura e desenvolvimento de produtos.

Contudo, algumas tecnologias muito usadas em todo o mundo, como a inteligência artificial, ainda é pouco usada pelas indústrias brasileiras.

A partir desses dados, podemos entender que o maior foco do uso da automação industrial no Brasil é o aumento da capacidade de produção e a redução de custos.

Nesse mesmo estudo, a CNI questionou algumas indústrias sobre as prioridades em relação ao uso da automação. Nesta pesquisa, 54% dos entrevistados alegam que buscam reduzir custos operacionais e 50% buscam aumentar a produtividade. A soma é maior que 100, pois existia a possibilidade de múltipla escolha.

No que diz respeito a automação industrial, o Brasil ainda segue um caminho previsível e a passos curtos.

A tendência é que cada vez mais os avanços tecnológicos possibilitem a criação de novas facilidades para as indústrias. Não acompanhar esses avanços pode ser prejudicial para empresas que possuem grandes esquemas de produção.

Por outro lado, adquirir novas tecnologias sem o conhecimento necessário para implementá-las também pode ser prejudicial.

Pensando nisso, a Sosmek possui um time de profissionais experientes que entende as reais necessidades da sua empresa buscando suprir de forma inteligente e objetiva. Entre em contato conosco!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta