Como aumentar os lucros da empresa com automação industrial

sosmek

O desenvolvimento da tecnologia e a busca por métodos mais ágeis e rentáveis na produção industrial vêm proporcionando cada vez mais a automação de processos.

A possibilidade de oferecer produtos e serviços com rapidez, qualidade e com menos custos, são os grandes objetivos da maioria das indústrias. Por isso, gestores e líderes que estão atentos à inovação vêm aplicando a automação industrial em suas empresas.

Esse olhar estratégico garante muitos benefícios para o crescimento da empresa, maior qualidade dos produtos, segurança e menores custos.

Neste artigo vamos abordar os benefícios e como aumentar os lucros da sua empresa com a automação industrial.

O que é a automação de processos

Antes de abordar os benefícios da automação, é preciso entender melhor esse conceito.

A automação de processos é uma técnica que consiste em utilizar a tecnologia, a integração de sistemas e dados para aprimorar os processos de produção por monitoramento em tempo real e até a substituição do trabalho manual por atividades automatizadas.

O processo de automação parece simples, mas exige grande empenho de pesquisadores e engenheiros.

O primeiro passo para a automação é a observação. Os engenheiros e pesquisadores observam minuciosamente uma função realizada por diversas pessoas dentro do processo industrial, a fim de estudar meios para aprimorar os processos e torná-los mais ágeis e rentáveis.

Quando falamos em automatizar, estamos falando em mais eficiência, melhor aproveitamento de tempo através da substituição das atividades manuais por processos automáticos.

Atualmente existem vários tipos de sistemas de automação industrial, a fim de atender diferentes demandas e exigências do mercado.

Por que automatizar processos

Nos últimos tempos o aumento do consumo de produtos e serviços pela população tem exigido cada vez mais das empresas. A qualidade e entrega rápida são fatores decisivos de compra para uma população extremamente consumista. Por outro lado, a automação beneficia também as empresas, proporcionando produção em larga escala e redução de custos.

“Tempo é dinheiro!”, esse ditado não foi criado à toa. Pensando nisso vamos relacionar algumas vantagens em automatizar processos:

#1 Aumento da produtividade

Muitas empresas lidam diariamente com processos repetitivos. Esses processos repetitivos quando realizados por seres humanos, acabam consumindo um tempo maior. Isso é muito ruim para a empresa como um todo, pois esse tempo gasto aumenta os custos dos processos, além de envolver muitos funcionários para uma determinada função, propiciando acidentes e a falha humana.

A automação aumenta a produtividade, eliminando a intervenção humana em processos repetitivos, fazendo com que os funcionários se concentrem nas etapas mais importantes e estratégicas para a empresa.

#2 Custos operacionais reduzidos

Automatizar é agilizar processos. Com um tempo menor de produção, menos custos são gerados, e com isso aumenta-se a lucratividade.

O aumento da produtividade da equipe e a eliminação das falhas humanas também contribuem para a redução dos custos operacionais da organização.

Vale lembrar também que muitos sistemas automatizados são projetados para economizar energia e evitar o desperdício de matéria-prima.

#3 Satisfação dos clientes

Quando os processos são automatizados, sua empresa consegue aumentar a qualidade do produto ou serviço prestado por um preço mais competitivo.

Os produtos levam menos tempo para serem produzidos e sua empresa consegue atender maiores demandas e vender mais. O resultado é mais lucro!

#4 Vantagem competitiva perante à concorrência

A possibilidade de oferecer produtos e serviços com mais qualidade e menor preço dará a sua empresa uma alta vantagem competitiva perante à concorrência.

A tecnologia já está por todos os lados e é imprescindível acompanhar as evoluções para se manter no mercado. Hoje em dia, as empresas que ainda usam processos manuais ou repetitivos são consideradas primitivas e perdem clientes constantemente para concorrentes mais antenados.

#5 Segurança no trabalho

A automação industrial oferece monitoramento constante, avisando sobre qualquer irregularidade no processo industrial através de alertas e sinais sonoros, reduzindo assim acidentes de trabalho.

#6 Estabelecer padrões

A automação possibilita também o estabelecimento de padrões para seus produtos, para oferecer aos clientes produtos com a mesma qualidade sempre. Hoje em dia, a qualidade é um item crucial na decisão de um cliente por uma marca ou outra.

#7 Maior confiabilidade de dados

Quanto mais manual é um processo, mais difícil é garantir que as informações sejam corretas e de confiança.

Trabalhar com base em dados manuais ou desatualizados, pode significar perdas de grandes oportunidades de compra e venda para sua empresa.

Os dados também facilitam a tomada de decisão, tornando-a mais assertiva.

#8 Aumento da eficiência

A  automação e a tecnologia possibilitam maior eficiência de diversas formas, como por exemplo:

  • coleta, transmissão e processamento de dados podem ser feitos facilmente por meio de sensores, tecnologias sem fio e softwares;
  • geração de relatórios e monitoramento em tempo real;
  • possibilidade de controlar e monitorar à distância tudo que acontece na fábrica;
  • softwares de gestão de manutenção tornam esse trabalho mais eficiente e rápido.

#9 Precisão

A precisão é sem dúvidas, um dos principais pontos da automação industrial. Em um processo automatizado todas as variáveis podem ser medidas pelo computador principal, que geralmente possui um programa de inteligência artificial embutido, o que assegura continuamente a precisão e o tempo de produção.

As possibilidades de falhas na linha de produção são reduzidas ao máximo, assegurando um processo contínuo.

Como automatizar processos

O primeiro passo para automatizar processos na sua empresa é o planejamento.

Essa etapa é primordial para entender e definir os objetivos desejados com a automação. Sem essa etapa, há comprometimentos tanto em relação à eficiência como também em relação a questões como segurança e compliance.

Defina todos os setores que irão se beneficiar com a automação e como esses benefícios se estenderão às outras áreas da empresa.

Escolher a solução correta é muito importante para obter sucesso em todo o processo de automação e aumentar o desempenho da sua empresa.

Se você não sabe por onde começar, não se preocupe! Conte com os técnicos da Sosmek para te instruir nesse momento com as melhores soluções do mercado.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta